sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O RENASCIMENTO NA PENÍNSULA ITÁLICA

           Podemos diferencia três etapas do Renascimento na Itália. A primeira, o Trecento, no século XIV. A segunda, o Quatrocento, no século XVI.

Pré renascimento - o Trecento

               O trecento também chamado de pré-renascimento representa a fase inicial de elaboração da cultura renascentista, onde são esboçados e difundidos alguns princípios mais caros do pensamento humanista. Esse período é representado por criadores dos mais ilustres, como Dante, Pretrarca, Boccaccio, na literatura, Cimabue, Duccio e Giotto na arte.
               O trecento pode ser visto como um período de aprendizagem da arte renascentista, mas na perspectiva do conjunto do movimento, pois tem unidade própria e tem seus valores e seus objetivos.


O Renascimento em Florença: o Quatrocento

O chamado Quattrocento (século XV) vê o Renascimento atingir sua era dourada. O Humanismo amadurece e se espalha pela Europa.

A transferência para Roma: o Cinquento

O Cinquecento (século XVI) é a derradeira fase da Renascença, quando o movimento se transforma, se expande para outras partes da Europa e Roma sobrepuja Florença como centro cultural a partir do pontificado de Júlio II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário